Translate

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Quero ver ser bom no ruim!!!

Um amigo sempre me repetia isso: "ser bom no bom, é fácil... quero ver é ser bom no ruim!" Levei um certo tempo até entender a profundidade do que ele dizia. Foi preciso que tempos ruins chegassem, foi preciso que a angústia me visitasse, que a dor fizesse morada em mim, pra que eu entendesse a sabedoria de meu amigo. Como é difícil ser bom no ruim!!!

Quem não se acorda de bom humor quando está feliz, com toda a sua vida no lugar? Quem não consegue ser gentil com aqueles que são gentis conosco? Quem não acha muito fácil amar quem nos ama? Quem não consegue orar quando tudo está certo na vida? Quem não acha simples louvar e agradecer a Deus as benesses que pairam sobre nossa vida? Ser bom em tempos de bonança é a coisa mais fácil do mundo!!!!

Mas... Sim, meus amigos, existe um mas.

Mas, como é que você trata aquele que se dirige a você com rudeza e grosseria? Como fica o teu humor, ao acordar sabendo que o dinheiro não vai dar pra pagar as contas do mês? E aquele que te distrata e te faz o mal, quanto amor você consegue dedicar a essa pessoa? Quão fácil é lembrar de dobrar os joelhos e orar a Deus, quando uma grande tormenta paira sobre a sua vida? Quem é que louva, adora e agradece a Deus quando os tempos estão difíceis e tudo está dando errado? Sim, ser bom nos momentos difíceis não é fácil não...

Normalmente, quando nosso coração e nossa alma estão em dor, temos muita dificuldade de enxergar a "luz no fim do túnel". É tendência humana se deixar tragar pela própria dor. E nesses momentos de sofrimento, geralmente, nós temos que lidar com o pior que há em nós. E lidar com aqueles sentimentos que você passa a vida tentando eliminar em você, não é legal não. Quando em dor, até a felicidade do outro incomoda... Normalmente, em tempos ruins, nós apenas conseguimos lamentar e nos afundar ainda mais na dor que vivemos... Isso quando não encontramos uma fuga fácil e transitória pra essa dor: remédios, bebidas, drogas... Quando a gente tá lá, sofrendo, doendo, a amargura tende a tomar conta do nosso coração. E um coração amargo não consegue ser bom.

No entanto, não há o que fazer, ser feliz é bom demais, viver em paz é bom demais, ser amado é bom demais, mas é inevitável, um dia, a dor pode chegar pra você. E ela pode vir de diversas maneiras: a perda de um ente querido, uma doença grave, desemprego, o fim de um relacionamento, a ingratidão de alguém, um projeto que não encontra sucesso, a rejeição de alguém a quem se quer bem... Não há como impedir uma tempestade, se ela tiver de chegar em sua vida, ela vai chegar.

O que eu entendi é que nos tempos bons é que nós temos que exercitar nossa capacidade de superar a dor. Sim, porque as tempestades vêem, mas vão embora. E é a nossa atitude diante delas que determina o tempo que as nuvens escuras irão pairar sobre a nossa vida.

Em um culto, ouvi o testemunho de uma moça, muito jovem, recém-casada, que descobriu que estava com câncer, já num elevado grau de metástase. Quando as amigas da igreja souberam, começaram a se lastimar. Ela simplesmente as repreendeu: "Ei, todo mundo vai um dia, parem com isso que eu ainda estou viva, e enquanto eu estiver viva, vou agradecer a Deus por mais um dia e vou viver enquanto posso."

Bom, não sei se vocês acreditam em milagre (eu acredito!) o caso é que a moça fez todos os tratamentos e o câncer desapareceu. Se vai voltar ou não, está nas mãos de Deus. O que eu sei é que os médicos ficaram sem entender... Mas, vejam bem, o milagre poderia não ter acontecido, às vezes Deus precisa nos dizer não. Quando ela decidiu ser boa, no momento de dor, ela não sabia o que iria acontecer. Aí é que está a beleza da atitude da moça. Quantos de nós agiria da mesma forma? Quantos de nós não teria como primeira reação questionar Deus?

Esse é um dos mais difíceis exercícios que pratico em minha vida. Tenho tentado dar o melhor de mim sempre, mas principalmente nos momentos mais difíceis. Às vezes até consigo, viu? Hoje peguei o ônibus errado e quando me dei conta de que não era o meu ônibus, ainda levei um rela do cobrador. Tive aquele primeiro ímpeto de dar´lhe uma resposta desaforada e me lembrei "vamos aprender a ser boa no ruim, gata!" Respirei fundo, a paz voltou, eu sorri e respondi: "Acontece!!! Faz parte!!!" Não perdi meu dia, não me aborreci, passei pela pequena tormenta sem maiores danos.

São aqueles dois segundos que nós temos, antes de estourarmos e maldizermos o mundo, antes de tentar por Deus à prova... são aqueles dois segundos mágicos e suficientes para nos realinhar com tudo o que Jesus nos ensina... os dois segundos que nos permitem respirar fundo e escolher ser bom o tempo todo, mesmo que pareça impossível.

Se é fácil? Tá brincando, né? É a coisa mais difícil do mundo... E com toda boa vontade, nem sempre funciona, mas se a gente não pratica assim, nas pequenas coisas, quando as grandes chegarem não estaremos prontos.

Ser bom no ruim tem que virar uma meta em nossas vidas. E é, justamente, no ruim que mais precisamos de bondade, de amor, de Deus... mas isso tudo só vem pra gente se as portas estiverem abertas. Por isso eu decidi agradecer a Deus todos os dias por tudo de bom que ele tem feito por mim, mas também por todas as provações que já passei, por todas as perdas que já sofri e que me fizeram ser a pessoa que sou, assim como por todas as provações e perdas que ainda passarei em minha vida, porque, embora eu tenha um monte de planos pra mim, sei que os de Deus são bem melhores que os meus e aceito isso com resignação e amor, muito amor!!! E que Deus me ajude a não sucumbir aos maus momentos!!!


Nenhum comentário: