Translate

terça-feira, 14 de abril de 2015

O que te move?

"O mundo está doente!"
Ouvi essa frase um dia desses, de alguém muito preocupado com a quantidade de amigos que estão com depressão. "Guida, por que será que tanta gente boa tá ficando deprimida? Será um vírus? Acho que o mundo tá doente!"

Sim, o mundo está doente... Mas a doença que assola o mundo não é viral, nem bacteriana... é espiritual!!!

Olhem ao redor... O que vocês vêem?

Eu tenho me assustado dia-dia com o que vejo quando olho ao redor... Muitas vezes me assusto comigo mesma, com minhas reações, com meus pensamentos... De certa forma, todos nós já fomos contaminados (impossível não ser). Mas a boa notícia é que há cura para a doença do mundo!!!

Então vamos lá: primeiro falemos da doença, a seguir, da cura!

O mundo tá doente, sim!! Coisificatium humanus é o nome científico que acabei de inventar pra essa doença, mas podemos chamá-la popularmente de desumanização. Isso mesmo, estamos perdendo o contato com as coisas e sentimentos que nos tornam humanos. Estamos "coisificando" o humano, virando as costas à nossa humanidade...

A cada dia que passa as pessoas se preocupam menos com as pessoas e mais com as coisas. A cada ano de nossas vidas nos dedicamos mais e mais a possuir, ter... e não damos a mínima para nos tornar alguém... Deixamos de lado nossos valores, endurecemos nossos corações... Tudo o que importa é essa corrida insana por aquisições materiais: a TV mais moderna, o melhor carro, muitas roupas e sapatos, uma casa, uma reforma na casa... Os bens materiais e de consumo passam a ser o propósito de nossa vida... E quando isso acontece, não me admira que as pessoas comecem a entrar em depressão... O materialismo é um deus muito cruel, que mata seus seguidores aos poucos, enchendo-os por fora e esvaziando-os por dentro!!!

Quando o foco de sua vida está nas coisas, você para de sonhar e passa a desejar... E o desejo material é impossível de ser totalmente satisfeito, pela simples razão de que, quando se obtém algo que se deseja, o ser humano já começa, imediatamente a desejar algo mais... A felicidade é um objeto inalcançável, quando você faz dela um objeto...

Quando o foco de sua vida está nas coisas, as pessoas param de importar. Você passa a temer a violência, mas já não se comove com a violência sofrida por aqueles que não lhe são próximos, afinal, não é da sua conta... A vida passa a ser banalizada... Paramos de nos preocupar com a causa das desigualdades sociais, passamos a simplesmente nos revoltar com seus efeitos, porque os efeitos nos atingem, enquanto as causas atingem apenas aquelas pessoas pobres com as quais não preciso me preocupar, pois não é de minha conta. Sim... o materialismo nos desumaniza... E quando a gente se perde do humano que há na gente, acaba-se por adoecer... E aí vem a depressão!!

Viver de desejos, não é viver... Nossa vida precisa de propósito!!!

Bom, vamos, então, falar da cura?

É isso, a cura é sonhar... Sonhar humanamente, olhar pros lados, olhar pra dentro, enxergar-se, mas também enxergar aos outros... Entender que mais importante do que possuir, é SER alguém, um alguém de verdade, que acha que o que acontece ao seu redor é da sua conta sim.

Tem uma pequena fábula que conta que o fazendeiro armou uma ratoeira na cozinha de sua casa. Quando o rato viu, saiu desesperado para avisar a todos na fazenda. A galinha, o boi, o porco... Mas eles todos riram e viraram as costas dizendo: uma ratoeira? Ah, isso não é da nossa conta... Só que uma noite, a esposa do fazendeiro foi pegar água na cozinha e não percebeu que a ratoeira havia pego uma cobra venenosa e acabou sendo picada pela cobra. O marido a levou ao hospital. Ela tomou o soro antiofídico e veio convalescer em casa. Para fortalecê-la, o marido matou a galinha para preparar uma canja. No entanto, todo cuidado do homem não foi suficiente, e a esposa faleceu. Vieram muitos parentes e amigos para o velório. Para alimentá-los o fazendeiro precisou matar o boi e o porco. Assim, por conta de uma ratoeira que, na opinião dos outros, só oferecia risco ao rato, todos acabaram na panela!

Essa fábula nos chama a atenção pra o individualismo que mata. Pode até não nos matar literalmente, mas oprime nossa alma.

Então, quer se curar da angústia, da depressão, do mal que o torna infeliz? Aprenda a sonhar... Sonhar é diferente de desejar. Sonhar é olhar adiante e imaginar a pessoa que você gostaria de se tornar para que o mundo fosse melhor... O que você deveria estudar e ler? O que você poderia compartilhar? O que você poderia doar de você mesmo? O que seria necessário transformar em você para que o mundo fosse transformado? Mas sonhar não é só ficar pensando nessas coisas não... Sonhar é também trabalhar para concretizar o sonho!!! E esse sonho passa a ser o seu propósito...

E não me venha dizer que o seu sonho é ter sua casa própria... Casa própria é desejo... Diz respeito unicamente a você mesmo e a interesses individuais... O sonho tem que envolver o mundo, o coletivo... Afinal, estamos todos conectados... Somos todos filhos do mesmo Pai... O que acontece a um, numa perspectiva cósmica, atinge a todos nós... É como a história da ratoeira...

A sede por poder e posse gera a desigualdade, que gera a pobreza e a miséria, que geram a violência, que gera o medo e a ansiedade nas pessoas... e assim seguimos, num ciclo destrutivo e sem fim... E assim, o mundo adoece!!!

A boa notícia é que a cura está aí, bem à mão, pra quem quiser pegar... A má notícia é que nenhum de nós pode forçar ninguém a tomar o antídoto... Então, muitos continuarão adoecendo e caindo em depressão... Mas, muito embora não possamos mudar os outros, podemos fazê-lo a nós mesmos...

Olhe ao redor... O que você pode fazer para mudar esse cenário? O que você pode fazer para melhorar a vida de alguém, uma única pessoa que seja, pois é de gota em gota que a chuva enche uma lagoa.

Jesus, que era o mais sábio entre os sábios e o mais amoroso dos homens, nos ensinou como não sucumbir à doença do mundo: "Amarás a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo." (Mateus, 22:37-39)

E agora eu te pergunto: vai se entregar à depressão ou buscar um propósito pra tua vida?

O que te move?

Nenhum comentário: